EXERCÍCIOS QUE AJUDAM NA ANSIEDADE E REFORÇAM A IMUNIDADE.

Publicado em 19/05/2021

Não é recente a informação de que se exercitar é um método de tratamento e prevenção de doenças físicas e psicológicas. Dentre elas estão a ansiedade, depressão, obesidade, fibromialgias, diabetes, entre outras. Mesmo assim, de uma forma geral, por fatores culturais e sociais, a atividade física ainda é muito subestimada quanto a sua importância para a saúde.

Hoje, lidando com a pandemia do coronavírus pudemos ver o quanto é ESSENCIAL a prática de atividade física tanto para melhora da imunidade, ou seja, literalmente deixar o seu corpo mais forte e mais resistente a uma possível infecção, quanto na prevenção da ansiedade e depressão, visto que o índice de quadros de ambas as doenças aumentou após o início da pandemia.

Entretanto, mesmo diante de tantos estudos e profissionais da saúde que estimulam a prática de atividade física, sabemos da dificuldade que muitas pessoas têm tido em retomar seus treinos e da limitação de outras, que fazem parte dos grupos de risco, em sair de casa.

Então, que tal retornarmos HOJE, nem que seja em casa?! Sugerimos exercícios de fortalecimento muscular – em geral, todo exercício que vencemos alguma sobrecarga, como agachamentos e suas variações, flexões, abdominais, e puxadas –, exercícios que auxiliem na melhora do desempenho cardiovascular (corridas, polichinelos, burpees, subida/descida de escada) e alongamentos. Essas são dicas super válidas.

De acordo com pesquisa recente, o ideal é que a prática da atividade física seja realizada em uma intensidade moderada com duração de 180 a 300 minutos por semana para homens e 150 a 300 minutos por semana para mulheres para promover benefícios associados a saúde cardiovascular e metabólica.

É importante salientar que a orientação de um profissional capacitado é fundamental para a segurança e desempenho dessas atividades, mesmo em casa! Hoje, temos diversos meios de acesso à professores habilitados por meio de aplicativos específicos para essa prática, redes sociais, aulas online com personal por chamada de vídeo, entre outros. Depois da pandemia, conseguir treinar em casa com acompanhamento nunca foi tão fácil. É só querer!

Cuide da sua saúde e previna-se através da atividade física. Não é por questão de ter tempo ou não, se trata de autocuidado.


Inscreva-se em nossa newsletter

Fale Conosco! Whatsapp Personal Club